Será que é possível eliminar apenas gordura da barriga? Nesse artigo, iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e também te darei 10 dicas fundamentais para perder gordura abdominal!
É muito comum que grande parte das pessoas tenham essa “barriguinha”, resultante de gordura corporal em excesso. É comum mas não pode ser considerado normal.
Essa gordura abdominal não é preocupante somente pelo lado estético, mas devemos pensar principalmente na questão da saúde. O excesso de gordura corporal, especialmente na região abdominal, está correlacionado com o desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes melito, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias (alterações no colesterol).
Primeiro de tudo, você precisa saber a verdade: NÃO é possível perder gordura em apenas um local do corpo. Isso é biologicamente impossível, a não ser que você faça uma cirurgia estética…
O nosso corpo elimina gordura de uma forma geral e infelizmente não temos um GPS instalado, que extermina a gordura onde desejamos! Contudo, isso não quer dizer que isso seja impossível de acontecer, né? Afinal, muitas pessoas conseguem e você também pode conseguir!
TIPOS DE GORDURA CORPORAL
Antes de tudo, você precisa saber que o nosso corpo pode armazenar gordura tanto na forma visível, que é o caso da gordura abdominal, como de forma não visível, que é o que ocorre quando há o acúmulo de gordura entre os órgãos vitais, como coração, pulmão, fígado, entre outros. Essa última gordura é chamada de gordura visceral.
Além disso, você também precisa conhecer os tipos de gorduras do nosso corpo, veja só:
Gordura Essencial
Esse tipo de gordura é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, por isso leva o nome de “essencial”. Mas, por que ela é essencial?
Ela atua diretamente na regulação da temperatura corporal, produção de diversos tipos de hormônios e na absorção de vitaminas lipossolúveis, e também é um dos principais constituintes das membranas de nossas células.
Gordura Branca
A gordura branca é justamente o tipo de gordura que você gostaria de eliminar, é o tipo de gordura que mesmo com alimentação regrada e exercícios físicos é difícil de sair.
Ela recebe esse nome de “Gordura Branca” pois ela realmente é esbranquiçada e o seu principal papel é transformar o excesso de calorias da dieta em maior acúmulo de gordura corporal.
Contudo, em excesso esse tipo de gordura pode ser extremamente prejudicial para a saúde, além de estar associada com a resistência à leptina (hormônio da saciedade) o que faz com que qualquer indivíduo com esse excesso de gordura, sinta mais fome e, consequentemente, coma mais e ganhe mais gordura.
Gordura Marrom
Nem sempre as gorduras são ruins, esse é o exemplo da gordura marrom, que tem o papel de isolante térmico em nosso corpo, agindo com uma maior queima de calorias.
Todavia, esse tipo de gordura não é tão alta em nosso organismo.
Gordura Bege
É um tipo de gordura muito semelhante à gordura marrom, pois ela também queima calorias para produzir calor e adequar a nossa temperatura corporal.
A gordura bege surge através da gordura branca através da prática de exercícios físicos. O mais interessante é que essa gordura bege também possui o papel de transformar a gordura ruim (branca) em gordura boa (bege).
Gordura Subcutânea
Essa é aquela gordurinha que fica armazenada bem abaixo da nossa pele, sabe aquela gordurinha que percebemos quando “beliscamos” o nosso braço?!
Não é uma gordura tão prejudicial quanto à branca, contudo é um tipo de gordura que acaba não agradando tanto as mulheres pois altera a forma natural do corpo, impedindo a visualização dos músculos.
Esse tipo de gordura está relacionado com o surgimento de celulites.
Garanta o Kit de E-books da Nutri
Gordura Visceral
Não podemos perder deixar de falar da gordura visceral, que é o tipo de gordura presente entre os nossos órgãos. É considerada a gordura mais prejudicial de todas.
Como já dito anteriormente, esse tipo de gordura está associado com maiores chances de desenvolvermos doenças crônicas não transmissíveis, além de contribuir para o estado inflamatório da obesidade e redução do metabolismo.
10 dicas para perder gordura abdominal
Você já sabe, mas não custa lembrar, né? Não existe nenhum milagre que vá fazer você perder gordura apenas na região abdominal. Explico um pouco melhor sobre isso no vídeo abaixo.
Contudo, algumas práticas auxiliam no processo de redução de gordura corporal, o que consequentemente irá reduzir o excesso de gordura abdominal. Veja só essas 10 dicas.
-
Evite o consumo de alimentos ultra processados
Um dos maiores vilões para quem deseja eliminar gordura abdominal de forma saudável são os alimentos ultra processados, como bolachas recheadas, biscoitos salgados, refrigerantes, doces industrializados…
Enfim, a maior parte desses alimentos são ricos em gordura saturada, açúcar branco, sódio e conservantes. Esses nutrientes agem de forma contrária ao processo de emagrecimento, entende?!
Portanto, evite ao máximo e exclua esse hábito da sua alimentação.
Siga a nutri nas redes sociais
-
Pratique exercícios físicos de força
Sabemos que exercícios físicos de força, como musculação, cross fit, dentre outras modalidades que trabalhem o ganho de massa muscular, estão relacionados com uma maior redução da gordura corporal.
Isso acontece pois ocorre um maior desenvolvimento dos músculos, reduzindo rapidamente a gordura corporal.
-
Não faça dietas restritivas
Você provavelmente já escutou de alguém que para emagrecer é necessário cortar os carboidratos, fazer jejum intermitente ou até ficar somente na dieta da sopa, né?
Mas, deixa eu te contar uma coisa! Dietas restritivas não auxiliam no processo de emagrecimento de forma definitiva. Além disso, ninguém consegue manter uma dieta muito restritiva a longo prazo, entende?
Então, busque o auxílio de um nutricionista para começar a se alimentar de forma saudável e sem radicalismos alimentares. Aproveita e assiste o vídeo que postei falando tudo sobre dietas restritivas.
-
Aumente o consumo de água
Essa dica deveria se tornar uma lei na sua vida. Se você quer ter saúde, se você quer emagrecer, se quer ganhar massa muscular… Enfim, todos os processos que ocorrem em nosso organismo demandam a presença de água.
Portanto, para aumentar o seu metabolismo e queimar as gordurinhas que tanto de incomodam, passe a consumir mais água e veja os resultados acontecerem no seu corpo e na sua saúde.
-
Não exagere nos produtos saudáveis
Consumir preparações saudáveis, como docinhos fit ou tortas saudáveis, também contribui para o ganho de gordura corporal. E é muito comum eu lidar com essa situação nos meus atendimentos.
Afinal, se é saudável pode comer tudo de uma vez, né?! ERRADO! Todos os alimentos podem contribuir para o ganho de peso, por isso mais uma vez te digo e ressalto a importância de realizar um acompanhamento com um profissional nutricionista.
-
Não acredite em chás/shakes seca barriga
Gente, pela amor de Deus! Já vi de quase tudo nessa vida e uma das coisas que eu sei que não funcionam são os chás ou shakes “seca barriga”, tão famosos por aí.
De nada adianta você consumir esse tipo de produto, se você não mudar a sua relação com a comida e com o seu corpo. Não emagreça apenas por estética, pense também na sua saúde.
Muitas vezes esses chás possuem em sua composição ingredientes que você talvez não possa consumir, já pensou nisso?
-
Não corte totalmente os carboidratos
A partir do momento que você corta totalmente os carboidratos da sua alimentação, você corre sérios ricos de engordar.
O grande problema da geração low carb é achar que todo e qualquer tipo de carboidrato fazem mal, mas te digo que uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas).
A dieta low carb pode ser uma estratégia de emagrecimento mas não precisa ser a única estratégia! Para reduzir a gordura corporal, prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce.
-
Estabeleça horários para as suas refeições
Ter uma rotina alimentar é muito importante para conseguir emagrecer de forma saudável. Portanto, tente estabelecer os horários das suas refeições e evite as “beliscadas” ao longo do dia.
-
Cuidado com as calorias líquidas
As calorias líquidas nada mais são do que sucos, shakes, vitaminas e bebidas no geral. Quando consumimos calorias na forma de líquido, não estamos ingerindo boas quantidades de fibras e isso pode ser prejudicial quando falamos em emagrecimento.
Evite as bebidas com maior teor de calorias, como suco de laranja e suco de uva integral.
-
Evite as bebidas alcóolicas
Hoje, sabemos que o consumo exagerado de bebidas alcóolicas pode ser um dos principais fatores que prejudicam o processo de emagrecimento.
Isso porque essas bebidas possuem calorias vazias e ao mesmo tempo são altamente calóricas, já que uma grama de álcool corresponde a 9kcal. Além disso, esse consumo contribui para o aumento do apetite.
Essas foram as 10 dicas que irão te ajudar a reduzir gordura corporal de uma forma geral, se gostou deste artigo, deixe o seu comentário abaixo.