Olá nutridas! Nesse post, você vai aprender a fazer o melhor pão de forma 100% integral, sem aditivos alimentares (o que é comum em pães industrializados, não é mesmo?)
Eu até tenho várias análises de pães integrais que fiz lá no meu canal no Youtube, realmente, é difícil encontrar uma opção que seja 100% saudável, vou deixar essa análise aqui pra que você possa avaliar se o pão integral que você está comendo é uma opção ok ou não…
Vamos agora para o que realmente te interessa? Vamos aprender a fazer essa deliciosa opção de pão de forma integral?
Ingredientes do pão de forma 100% integral
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo integral (em torno de 450g)
- 1 e 1/3 xícara de chá de água (300 mL)
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco (10g)
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (20g)
- 1 e 1/2 colher de chá de sal (2g)
- 3 colheres de sopa de óleo (qualquer opção) ou azeite de oliva extra virgem (15mL)
E-book gratuito – Hábitos saudáveis – Nutri Andressa Wittke
Modo de preparo
- O primeiro passo é reservar em torno de 2 colheres de sopa de água (para dissolver o fermento posteriormente)
- Em uma tigela grande, acrescente a farinha e misture com a água restante. Misture bem com o auxílio de uma colher, Amasse bem até ficar totalmente homogênea, conforme a imagem abaixo. Depois que a massa desgrudar da tigela, tampe com um pano úmido ou papel filme, deixando descansar por 30 minutos. Esse processo de chama autólise e é fundamental para auxiliar no preparo da receita, visto que dessa forma a farinha integral irá absorver melhor a água.
- Após passar o tempo da autólise, em um recipiente, dissolva o fermento com a água reservada e acrescente o açúcar e o sal. Misture bem e acrescente o fermento à massa, sovando por cerca de 3 minutos. Ps.: caso preferir, pode usar o gancho da batedeira.
- Agora, adicione 1 colher por vez do azeite de oliva extra virgem, misturando bem até incorporar totalmente na massa. Ps.: Pode ser que pareça que não vai misturar, mas demora um pouquinho mesmo.
- Depois, transfira a massa para uma bancada limpada e higienizada e sove por cerca de 15 minutos. O ponto ideal é quando a massa estiver completamente homogênea e desgrudando das mãos. Ps.: não adicione mais farinha na bancada pois o seu pão pode ficar seco e esfarelado . O tempo de sova é bem importante para desenvolver a rede de glúten na massa e fazer com que o pão cresça e fique macio. Se preferir, sove a massa na batedeira com o gancho.
- Então, molde a massa em uma “bola” e cubra com um pano úmido, deixando a massa descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume da massa.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º por 15 minutos e unte uma assadeira inglesa própria para pães com cerca de 22 cm X 10 cm (caso não seja antiaderente, unte com uma camada fina de azeite e farinha).
- Antes de adicionar o pão na assadeira, molde como preferir na bancada e transfira para a assadeira e, em seguida, para o forno a 180ºC por cerca de 35 minutos ou até dourar.
- Espere completamente para desenformar. E esse é o resultado final:
Rendimento e dicas extras para o pão integral caseiro
- Você pode porcionar em fatias e congelar separadamente, pra descongelar, retire do congelador e coloque diretamente na frigideira ou grill. Fica parecendo fresco.
- Para melhorar ainda mais o teor nutricional do pão integral, pode acrescentar à massa: semente de chia, linhaça, gergelim.
- O rendimento da receita do pão de forma integral é de cerca de 12 fatias médias (aproximadamente 25 a 30g por fatia).
- Combine sempre o consumo de pão com queijo branco (cottage, ricota, queijo minas frescal) ou requeijão light, creme de ricota, ou ovos mexidos, frango desfiado ou atum. No meu canal você encontra diversas formas de combinações inteligentes de pão integral para o emagrecimento.